terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Persona 4: The Animation e Persona 4 Arena


Pois é, quase dois meses sem postar. Eu escrevi este texto faz tempo já, mas por nunca lembrar de postar esse texto e muito menos de procurar mais algumas imagens, só lembrei de postá-lo hoje. Shame on you, Hysterical!

Opa, opa mais um post, dessa vez vou falar sobre um anime e um game do universo de Persona 4. Eu não sei se eu deveria estar escrevendo isso, mas, para quem não sabe (ou vive no mundo da lua), Persona 4 é um RPG da série spin-off de Shin Megami Tensei, Persona. Esse jogo foi lançado em 2008, quando o PS2 já estava começando a cair no esquecimento, e a história é sobre um garoto do segundo ano, que devido aos pais terem que viajar por causa de suas profissões, precisa se mudar pra cidade de Inaba, que fica no interior do Japão, e passa a morar durante um ano com o seu tio Ryotaro Dojima e sua filha Nanako. Passado um tempo, começa a se ouvir rumores sobre um canal misterioso que aparece apenas à meia-noite, e se estiver chovendo. Além disso quem aparece nesse canal, acaba morrendo. E é a partir daí que começa a aventura, cujo recheio inclui inseguranças e angústias adolescentes, um caso de assassinatos em série que fica cada vez mais intricado e complexo, e isso ainda sem fazer o bom humor perder o espaço. É, eu podia contar mais sobre a história, mas sinceramente, antes de ler o resto do post (especialmente na parte do P4A), você deveria dar um jeito de jogar ASAP esse jogo! Nem que seja pra apelar usando emuladores, pois esse é um dos melhores (ou um dos poucos que realmente prestam) JRPGs dessa safra atual. Poxa até tirou 9.0 no GameSpot! *caham* agora às reviews:

Persona 4: The Animation

Esse anime saiu no final do ano passado, e segue estritamente o enredo do game em que se baseia:

Hei gente é o Yosuke!
Coisas boas sobre Persona 4: The Animation: já começa pelo fato de ser uma das melhores adaptações de game já feitas. Está tudo aqui: Desde os detalhes principais, como as reuniões da equipe de investigações e as aparições cabulosas no Midnight Channel, até as mais secundárias, como aparições de personagens dos Social Links e as trocas constantes de personas pelo protagonista, que aliás, se chama Yu Narukami aqui. As cenas de ação são muito dinâmicas e bem animadas, o humor (quase sempre) acerta em cheio, e ainda há uma personagem exclusiva do anime que se chama Aika, que por ser bem secundária, não chega a interferir na fidelidade da adaptação. Acontece que Aika é a entregadora do restaurante de lámen em q Yu e cia. sempre comem. A graça nessa simples personagem é o fato de ela se comportar de forma um tanto robótica, e ainda por cima, entregar os pedidos extremamente rápido e em qualquer lugar. Qualquer lugar MESMO, até durante uma perseguição! *opa falei demais*. Depois do fracasso que foi Trinity Soul entre os fãs de Persona, é evidente o esforço da equipe em fazer uma adaptação realmente fiel ao jogo. Mas, infelizmente, nem tudo são rosas...




Hei gente é o...errr Yosuke, é você?
Coisas não tão boas sobre Persona 4: The Animation: o estilo do traço é bonito e segue bem o do jogo, porém ele é MUITO inconsistente. Não é exagero dizer que, tirando o nosso querido valentão Kanji, todos os personagens principais de P4 são muito bonitos. Agora imagine que esse grupos de adolescentes não seja sempre tão lindo assim. Por exemplo, veja  essas fotos do personagem Yosuke que postei aqui: em uma foto, ele tá com um rosto mais proporcional, bonito, e parecido com as das imagens encontradas no jogo. Já na outra foto...hmmm você consegue acreditar que é o mesmo personagem? Pois é, essas imagens foram tiradas de episódios diferentes, mas, para você ter uma ideia, o traço é tão inconsistente que discrepâncias assim podem acontecer até no MESMO episódio! Saindo do tópico "boniteza", outra coisa que pode desagradar é o ritmo "apressado" da animação. Ainda levando em consideração que é uma façanha espremer 50~100 hrs de jogo em 26 episódios, o anime pode desagradar quem gostaria de acompanhar apenas o anime, e não jogar a fonte original do mesmo, pois se de uma coisa eu tenho certeza, é que P4:TA não se dá muito ao trabalho de tentar deixar as coisas mais esclarecidas para quem não está familiarizado de forma alguma com o universo de P4. Next is...

Persona 4 Arena


Lançado no segundo semestre desse ano (no ocidente), Persona 4 Arena é um game de luta desenvolvido pela Arc System Works (Guilty Gear e BlazBlue), em parceria com a Atlus. A história, que inclui também alguns personagens do Persona 3, mostra o retorno do Midnight Channel. Dessa vez, mostrando Rise e Teddie como hosts de um torneio de luta, P-1 Grand Prix, em que os heróis de P4 aparecem sendo rotulados por títulos...peculiares. Chie por exemplo, ganhou a alcunha de The Carnivore who discarted Womanhood. Aparece também uma nova e misteriosa personagem, Labrys:

Coisas boas sobre Persona 4 Arena: Arc System Works, já sabem né, jogabilidade e gráficos 2D de primeira linha. O enredo também é muito bom e interessante, embora não tão intricado e complexo quanto de Persona 4. Há algumas cenas de anime, mas ao contrário de P4: TA, as cenas tem traço e animações belíssimas, de alta qualidade. A trilha sonora possui novos temas, assim como músicas icônicas, como a da Velvet Room, são reaproveitadas. Uma coisa que me estranhou (e mais um ou outro que chegaram a comentar no youtube), entretanto, é o tema "Like a Dragon" da Chie. Aquilo mais parece ter saído de algum jogo recente de Sonic! Trial of the Dragon Zone Act 1, alguém? Anyway, é mais um motivo pra ser uma das minhas músicas preferidas do jogo.

Coisas não tão boas sobre Persona 4 Arena: O Story Mode de Persona 4 possui uma quantidade excessiva de diálogos/monólogos, (The sky is so blue today, and its so beautiful! *eu preciso mesmo disso?*) então por conta disso, você fica se perguntando se está jogando mesmo um game de luta ou um visual novel. Além disso, a estrutura do modo ficou muito repetitiva. Cada personagem possui a sua própria história, mas salvo exceções, elas si diferem pouquíssimo uma da outra. A história da Chie é quase igual a do Yosuke, a da Mitsuru quase igual do Akihiko e por aí vai...Além disso, não há muita coisa pra destravar, pois todos os personagens aparecem logo de cara e há pouca coisa na galeria. Isso sem contar, a sacanagem de haver on-disc locked content no jogo, que são meras cores extras e óculos!

Como uma grande fã de Persona 4, eu recomendaria os dois, mas eu diria que é pra quem é fã MESMO de P4, pois o traço inconsistente e ritmo "apressado" do Persona 4: The Animation, e a falta de conteúdo extra/recompensas em P4A pode deixar pra baixo alguns. And...that's pretty much it, see ya later!





Nenhum comentário:

Postar um comentário